Bancos de nicho: como funciona esse novo mercado?

A proposta central por trás desses bancos é fornecer soluções financeiras específicas e sob medida para atender às necessidades desses grupos de forma mais eficiente e personalizada do que os bancos tradicionais. Ao se concentrar em um nicho de mercado, esses bancos podem oferecer produtos e serviços cada vez mais específicos e personalizados de seus clientes.

Os bancos de nicho são aqueles criados para atender um grupo específico, por exemplo, membros da comunidade LGBTQIA+, mulheres, empreendedores de um determinado setor econômico, entre outros.

A principal proposta por trás da criação de uma instituição financeira segmentada é suprir de maneira realmente pontual as dores, necessidades e carências financeiras dessas pessoas ou empresas.

Por conta disso, os bancos digitais de nicho não se limitam a oferecer os produtos e serviços característicos de um negócio desse formato, tais como conta digital, cartão de débito, cartão de crédito, transferência via TED ou Pix etc. 

Os bancos nichados também defendem uma causa, um manifesto ou uma bandeira e, por essa razão, há uma identificação maior do público.

Essa identificação, por sua vez, cria uma sinergia de propósitos e valores entre clientes e instituição bancária, tornando essa oferta muito mais atrativa, e aderente e contribuindo para a fidelização dos clientes.

Seguindo esse princípio, quais tipos de bancos digitais podem ser segmentados? Quanto trabalhar por nicho de mercado pode ser interessante para companhias que pretendem ter os seus próprios bancos digitais?

O que são bancos de nicho?

Bancos de nicho são instituições bancárias pensadas e desenvolvidas para atender a um público específico

Ao contrário dos outros modelos bancários que oferecem produtos e serviços financeiros para pessoas de diversas idades, gêneros, classes sociais, profissões, e/ou empresas de variados portes e segmentos, esse formato tem como alvo um determinado grupo em particular.

Essa formatação segue o mesmo tipo de explicação dada sobre o que é nicho no mercado digital, que pode ser definido como a criação de soluções para um público-alvo exclusivo.

Sobre os bancos de nicho, temos dois bons exemplos que podemos citar aqui. Um está no episódio 3.6 do podcast Papo na Nuvem, da Zoop, “Como criar serviços financeiros para mulheres“, que teve a participação de Lorena Louisy, fundadora e CEO do TPM Bank, Tô Poderosa Mesmo, o primeiro banco feminino exclusivo do mundo. 

O outro no episódio 3.7, “Inclusão bancária e oferta de serviços financeiros para mulheres“, no qual uma das entrevistadas foi Fernanda Ribeiro, co-fundadora da Conta Black, banco digital especialmente criado para pessoas negras.

Ou seja, o TPM Bank e o Conta Black são exemplos de bancos digitais de nicho que atendem grupos e comunidades específicas e têm por objetivo suprir suas necessidades financeiras, cobrindo lacunas deixadas por outros modelos bancários.

Quais grupos podem se beneficiar com um banco digital de nicho?

Existem diversos grupos e comunidades que podem se beneficiar com as soluções oferecidas por um banco digital de nicho. Alguns exemplos são:

  • LGBTQIA+;
  • pessoas pretas
  • mulheres;
  • adolescentes e menores de 18 anos;
  • universitários;
  • gamers;
  • atletas e clubes esportivos;
  • determinados setores econômicos.

Quanto a essa última segmentação, não podemos deixar de citar o iFood, que com a tecnologia da Zoop criou o chamado “banco dos restaurantes”, solução voltada especificamente para os donos de estabelecimentos comerciais que estão cadastrados na sua plataforma.

Na prática, isso significa que, ainda que o iFood não seja uma empresa nativa do mercado financeiro, conseguiu criar e entregar para os seus parceiros de negócio um banco digital de nicho completo, com conta digital, serviço de transferência de valores, pagamento de contas diversas e muito mais.

Quais são as principais vantagens dos bancos de nicho?

Os bancos de nicho são vantajosos tanto para os clientes quanto para as instituições que atuam dessa forma segmentada. 

Do ponto de vista dos usuários bancários, esse modelo de banco digital traz benefícios como:

  • acesso a produtos e serviços realmente compatíveis com suas dores e necessidades, muitas vezes facilitado em comparação aos demais modelos bancários;
  • atendimento diferenciado e personalizado, considerando as características e perfis da comunidade à qual pertence;
  • alinhamento de propósitos e valores;

 

Já para as companhias que criam e oferecem os bancos de nicho, as principais vantagens são:

  • gerar uma nova fonte de receita para o negócio sem deixar de lado o seu core business;
  • aumentar o poder de atração e de fidelização ao entregar soluções financeiras mais aderentes;
  • participar de um mercado com concorrência menos acirrada em comparação àquele com serviços não segmentados.

O que é preciso para abrir um banco digital de nicho?

Tanto os bancos digitais não segmentados quanto os bancos de nicho podem ser abertos com o uso da solução Banking as a Service, que comumente é fornecida por fintechs como a Zaztech.

O Banking as a Service, ou simplesmente BaaS, é uma tecnologia que permite que qualquer empresa, de qualquer segmento, crie um banco digital completo com a sua própria marca.

Utilizando uma plataforma Banking as a Service é possível criar soluções, produtos, serviços financeiros tais como:

  • conta digital;
  • cartão pré-pago;
  • cartão de débito;
  • cartão de crédito;
  • transferência via TED;
  • Pix;
  • pagamento de contas e muito mais!

Como a Zaztech pode ajudar a sua empresa?

A Zaztech pode ajudar a sua empresa com o Zaztech Banking, solução Banking as a Service que permite que o seu negócio ofereça e opere serviços financeiros.

Sem se preocupar com desenvolvimento dos produtos bancários, questões regulatórias, e nem se desviar do seu core business, você consegue entregar para os seus clientes a experiência completa de um banco digital e ainda se libertar das regras dos modelos bancários tradicionais.

Transferência entre contas, envio de TED, pagamento de boletos, cartão pré-pago, são alguns dos serviços que podem ser criados e entregues com a marca da sua empresa.

Faça como o iFood e diversas outras companhias, tenha o seu próprio banco digital, gera uma nova fonte de receita, fidelize seus clientes e coloque o seu negócio em posição de destaque perante os concorrentes.

Quer entender, em detalhes, como tudo isso é possível? Então entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas e confira!

Zaztech. Tecnologia para os serviços financeiros do futuro.

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